A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (1º), em Vitória (ES), a Operação Importador Oculto, com o objetivo de combater um esquema de fraude em operações de comércio exterior, que envolvia interposição fraudulenta de terceiros e subfaturamento de mercadorias.

A ação cumpriu mandado de busca e apreensão e faz parte de uma investigação que apura crimes contra a ordem tributária e falsidade documental, com indícios de manipulação no processo de importação para ocultar os verdadeiros responsáveis pelas operações comerciais.
De acordo com a apuração, algumas empresas funcionavam apenas como fachadas, sendo utilizadas para ocultar a identidade do real importador. As mercadorias eram formalmente registradas em nome dessas intermediárias, enquanto os beneficiários finais não constavam nos documentos oficiais.
Essa prática, conhecida como interposição fraudulenta, tem como finalidade burlar o controle aduaneiro e reduzir ilegalmente a carga tributária, resultando em prejuízos aos cofres públicos e possível concorrência desleal no mercado.
O inquérito segue em andamento.